Coleção de medalhas: Apoiado pelo Bolsa Atleta Cariacica, adolescente brilha em campeonatos de Taekwondo.
O estudante Gabriel Oliveira de Souza tem apenas 14 anos e já é motivo de muito orgulho e exemplo de dedicação no esporte. Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Stélida Dias, em Campo Grande, e atleta do programa Bolsa Atleta de Cariacica, ele ocupa o primeiro lugar no ranking brasileiro e é o quarto colocado no Pan-Americano de sua categoria no taekwondo.
Além de colecionar medalhas de ouro em campeonatos brasileiros e internacionais, neste ano, Gabriel sagrou-se campeão em todas as competições nacionais que participou, incluindo o importante Grand Slam, principal torneio brasileiro de taekwondo, que define a seleção brasileira. Venceu também o Rio Open, uma competição internacional, o Super Campeonato Brasileiro, e mais recentemente, a Copa do Brasil, realizada na Arena Carioca, no Rio de Janeiro.
O jovem começou a treinar taekwondo ainda muito novo, aos 5 anos, incentivado pelo pai. Acreditando que o filho poderia ir muito além, Helbert Leonardo buscou apoio da Secretaria de Esportes de Cariacica e o então secretário de Esportes apresentou o atleta à Associação Cariaciquense de Esportes (ACES), onde ele treina até hoje sob a supervisão de Carlos Rodrigues.
“Eu comecei a treinar Taekwondo aos 5 anos, por incentivo do meu pai, porque eu era uma criança um pouco acima do peso, aí comecei a praticar e tomei paixão pelo esporte. No final de 2022, eu me formei faixa preta e já em 2023 comecei o alto rendimento e agora sou atleta de taekwondo”, conta Gabriel.
Incentivo do Bolsa Atleta Cariacica
Gabriel conseguiu também um incentivo financeiro com o programa Bolsa Atleta Cariacica, que apoia jovens promissores no esporte e permite que atletas como ele treinem com qualidade e participem de competições de alto nível.
Gerenciado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), o programa beneficia esportistas de várias modalidades, como ginástica rítmica, judô, xadrez, kickboxing, pesca, jiu-jitsu, futsal, basquetebol, atletismo, futebol 7 society, handebol, natação e taekwondo, como é o caso dele.
“O Bolsa Atleta foi de grande importância, porque taekwondo é um esporte muito caro, tanto os equipamentos como também as viagens e hospedagens. Antes, o meu pai arcava com as despesas e eu quase não participava de nenhum campeonato nacionalmente, muito menos de nível internacional, que as inscrições são em dólar. O Bolsa Atleta veio para ajudar e, graças a ele, eu fui em várias competições em 2023, e também agora em 2024. Sem esse apoio eu não teria participado da maioria desses campeonatos”, destaca Gabriel.
Conciliando a vida de atleta com os estudos
Mesmo com a rotina de atleta de alto rendimento, Gabriel não deixa as responsabilidades escolares de lado e consegue conciliar os treinos com as aulas. Para participar de competições, ele conta também com o apoio da diretora Margaret.
“Eu estudo pela manhã na escola Stélida Dias, e treino na ACES a tarde, então é tranquilo. Mas quando é competição, aí não tem jeito. Eu peço autorização para minha diretora Margaret, que sempre me apoia. Ela sempre autoriza as minhas viagens e depois me atualiza com as matérias que perdi”, explica ele.
Para o futuro, Gabriel espera elevar ainda mais o seu nível e o crescimento técnico, aproveitando também as oportunidades para disputar torneios de alto prestígio, dando sequência ao bom trabalho que fez este ano.
“Meu plano é manter a posição e o desempenho na seleção brasileira, isso inclui treinar para competições internacionais e buscar novos títulos fora do Brasil, aproveitando a oportunidade de me fortalecer contra atletas de alto nível mundial. Já tenho em mente o Aberto do Canadá, Montreal, que será entre 7 e 9 de fevereiro de 2025, e o US OPEN em Reno, Nevada“, conta o atleta.
https://www.cariacica.es.gov.br/noticias/74325/colecao-de-medalhas-apoiado-pelo-bolsa-atleta-cariacica-adolescente-brilha-em-campeonatos-de-taekwondo
Por Thaiz Blunck , postado em 13/11/2024
Fotos Arquivo Pessoal | Cláudio Postay